
Junte sua força à nossa! Seja um apoiador Impar.
Existem muitas formas de apoiar as atividade do Instituto Impar. Clique para saber como


Seu olhar
melhora o meu
Manifesto
Ainda que IMPAR seja o nome da associação cultural que nasceu como Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento, ao longo dos anos o IMPAR se traduziu na prática como um dos significados da palavra (com acento) no dicionário: único.
Trabalhamos para que nossas ações sejam um manifesto prático de defesa e celebração da cultura brasileira, do fazer artístico, da unicidade, da singularidade de cada um e de suas potencialidades. No IMPAR se faz Arte para Todos. Arte como uma expressão coletiva de sentimentos, sentidos e experiências individuais, soma de cada um que faz junto.
Arte como expressão humana. Arte para contar nossas histórias. Arte como uma oferta no cardápio de tudo o que podemos fazer, independentemente de quais sejam nossas características. Arte como estímulo para a autonomia, como ferramenta de promoção de equidade social e da diversidade cultural. Arte como forma de cidadania e direito. Arte para sermos vistos do jeito que somos. Protagonismo.
Não fazemos arte para inclusão, já que a “inclusão propõe uma hierarquia de capacidades”, como nos aponta Estela Lapponi em seu “Manifesto Anti-Inclusão”. Promovemos a cultura do acesso.
O que nos faz IMPAR é a soma de nossas partes, de nossos pares. Desse manifesto à dramaturgia das peças encenadas, tudo é construído de forma coletiva e colaborativa. Assim, buscamos treinar nossos olhares, mentes e corações para reconhecermos o OUTRO, a pessoa que existe em cada corpo, suas ideias, desejos e direitos.
Fazemos o que fazemos como forma de contribuir para a redução das desigualdades sociais e impulsionar as transformações culturais necessárias para o bem comum e o desenvolvimento saudável da vida no planeta. Acreditamos na potência da arte como promotora de saúde e bem-estar, acreditamos na potência humana. Acreditamos em outro mundo possível.

Ímpares no evento de lançamento do Instituto, realizado no dia 6 de abril de 2011, no Teatro Juarez Machado, com a apresentação de estreia do espetáculo Lavandula, da AMA Cia de Dança. Na foto: Robson Benta, Iraci Seefeldt, Amarildo Cassiano, Claudia Maiole e Maria Fortuna.
O Instituto IMPAR nasceu em 2011, em Joinville (SC), como uma associação cultural cujo objetivo era reunir artistas locais de diferentes áreas para captar recursos e obter apoio mútuo em suas produções. A iniciativa partiu de Amarildo Cassiano e Cláudia Maiole, que dirigiam e produziam, respectivamente, a AMA Cia. de Dança. A eles se juntaram a professora de dança Maria Fortuna e a jornalista e produtora cultural Iraci Seefeldt. No mesmo ano, a então Cia. Joinvilense de Teatro, fundada e dirigida pelo ator e professor de teatro Robson Benta, passou a integrar a estrutura da associação.
Com a coordenação de Benta e Iraci, e participação de Maria Fortuna, em março de 2012 é criado o Programa de Formação Cultural Arte para Todos. Um de seus objetivos era (e ainda é) oferecer a oportunidade a pessoas com deficiência intelectual de experimentarem a prática artística, em um ambiente favorável e acolhedor.
Em 2014, é criado dentro do IMPAR o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Linguagem Corporal, sob a coordenação de Cláudia Maiole, com participação das produtoras Iraci Seefeldt e Maria Fortuna e da assessora de projetos Marisa Toledo. O núcleo foi responsável por potencializar os processos de pesquisa e experimentação entre os profissionais do IMPAR.
Muitas transformações ocorreram ao longo do tempo. No início de 2014, a Cia. Joinvilense de Teatro encerrou suas atividades e se transformou no então Coletivo IMPAR de Teatro. Em 2017, a AMA deixou a estrutura do IMPAR e o núcleo de pesquisa encerrou suas atividades em 2019.
O Programa Arte para Todos segue desde 2012, de forma ininterrupta, desenvolvendo ações e projetos artísticos para (e com) pessoas com as mais diversas características e se tornou o modo como os profissionais do IMPAR fazem arte, atuam no mundo e trabalham pela acessibilidade cultural. Todos os passos dados inicialmente foram os responsáveis por nos trazer até aqui e nos mover daqui para diante.
-
Iraci Seefeldt – Presidência
-
Maria Barbosa Peixoto Fortuna – Diretoria Administrativa
-
Claudia Regina Maiole – Conselho Fiscal
-
Amarildo Cassiano da Silva – Conselho Fiscal
-
-
Maria Barbosa Peixoto Fortuna – Presidência (2016-2018)
-
Nathielle Bragagnolo Wougles – Presidência (2018-2020)
-
Iraci Seefeldt – Diretoria Administrativa (2016-2019)
-
Dayane Cristina Gomes – Diretoria Administrativa (2019-2020)
-
Claudia Regina Maiole – Diretoria Social (2016-2018)
-
Amarildo Cassiano da Silva – Diretoria Social (2016-2017)
-
José Mauro Silva – Diretoria Social (2018-2019)
-
Jocemar da Costa Leite – Diretoria Social (2019-2020)
-
Robson Benta – Conselho Fiscal (2016-2019)
-
Marisa Gonçalves de Toledo – Conselho Fiscal (2016-2019)
-
Manoella Carolina Rego – Conselho Fiscal (2019)
-
Maria Cristina Dias – Conselho Fiscal (2019-2020)
-
Elieser Volnei Ruiz – Conselho Fiscal (2019-2020)
-
Maria Barbosa Peixoto Fortuna – Conselho Fiscal (2019-2020)
-
-
Nathielle Bragagnolo Wougles – Presidência (2021-2024)
-
Elieser Volnei Ruiz – Presidência (2024-2025)
-
Dayane Cristina Gomes – Diretoria Administrativa (2019-2022)
-
Magda Carrion Bartz – Diretoria Administrativa (2022-2024)
-
Samira Sinara Souza – Diretoria Administrativa (2024-2025)
-
Jocemar da Costa Leite – Diretoria Social (2021-2022)
-
Keli Padilha – Diretoria Social (2022-2024)
-
Nilson Balçanelli – Diretoria Social (2024-2025)
-
Maria Cristina Dias – Conselho Fiscal (2021)
-
Elieser Volnei Ruiz – Conselho Fiscal (2021-2024)
-
Maria Barbosa Peixoto Fortuna – Conselho Fiscal (2021-2025)
-
Dayane Cristina Gomes – Conselho Fiscal (2022-2025)
-
Como trabalhamos
A estrutura organizacional do Instituto IMPAR é regida por princípios de gestão compartilhada, tendo como associados/gestores profissionais com atuação em diversos segmentos artísticos e culturais. Os processos decisórios são descentralizados e os associados constituem uma rede criativa, horizontalizada e colaborativa. Desde o início de suas atividades, o IMPAR conta com a parceria estratégica da RW Contadores e nos últimos anos com os apoios do Route 101 Coworking, como nosso endereço fiscal, e o Espaço AZ como nossa atual sede artística.
Rede Criativa IMPAR

Elieser Ruiz
Presidente IMPAR

Samira Sinara
Diretora Administrativa IMPAR

Nilson Balcanelli
Diretor Social IMPAR

Dayane Gomes
Conselheira Fiscal IMPAR

Maria Fortuna
Conselheira Fiscal IMPAR

Darley Goulart
Ator, tradutor Libras e consultor em acessibilidade

Francielle Dantas
Assessora financeira, via FD Gestão

Gabriel Batz
Fotógrafo e produtor audiovisual, via Alfazema Fotografia

Iraci Seefeldt
Coordenadora de projetos, audiodescritora, dramaturgista e atriz, via I See Cultural

João Carlos Tavares
Design gráfico e editor de vídeos, via Clic Comunicação

Jocemar Leite
Ator e educador físico

José Mauro Silva
Professor de artes visuais

Juliano Lueders
Produtor audiovisual, pela Futuro Coletivo Filmes

Manoella Rego
Atriz, professora de teatro, produtora, diretora teatral

Marisa Toledo
Assessora de projetos, via Agência Cultural Aquele Trio

Nathielle Wougles
Atriz, professora de teatro, terapeuta ocupacional, produtora e diretora teatral

Núbia Amorim
Intérprete de Libras, via Plena Libras

Patricia Gaglioti
Assessora de comunicação

Paulo Suldoviski
Consultor em acessibilidade

Robson Benta
Ator, professor e diretor teatral, via Arte para Todos Teatro e Desenvolvimento Humano
Conheça quem faz o IMPAR acontecer.
Estamos conectados aos ODS da ONU

O IMPAR e o Arte para Todos estão conectados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU (Agenda 2030), com destaque para seis dos 17 ODS.