top of page
Artes em prisões femininas e o desenvolvimento humano
6. Exposição Para Além das Celas - Quadro  4 - Edital SIMDEC Apoio 2019_.jpg

A artista e pesquisadora Samira Sinara, da VAI! Coletivo, possui uma extensa trajetória de investigação poética, artística e formativa sobre experiências artísticas em prisões. O primeiro contato com o tema foi no ano de 2010 para montagem do solo performático "©elas", a partir de narrativas de mulheres em situação de cárcere e egressas do Presídio Regional de Joinville - PRJ. O projeto foi aprovado pelo Edital do Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC), de Joinville.  
 

Esta primeira experiência se desdobra, anos depois, em oficinas de teatro realizadas com mulheres em situação de cárcere, intercaladas pelas apresentações da peça em sua primeira versão e sua posterior desmontagem, “Celas e elas”, no ano de 2019, por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, do SIMDEC. Esses momentos também puderam ser registrados e transformados em exposição “Para Além das Celas”, da fotógrafa Jéssica Michels. 

 

Nos anos de 2022 e 2023, são realizadas de forma voluntária, outras edições de cursos e workshops de teatro com mulheres dentro do Presídio Feminino de Joinville - PFJ. Em 2024, Samira e o cineasta Juliano Lueders, da Futuro Coletivo Filmes, realizaram juntos o projeto "Histórias não contadas: curso de roteiro no PFJ" (Edital Lei Paulo Gustavo Municipal/Audiovisual 2023). Em 2025, a artista pretende levar às mulheres em situação de cárcere um projeto de dança circular, em processo de caráter avaliativo pelo Edital Política Nacional Aldir Blanc Estadual – PNAB 2024.

 

Em 2023, Samira Sinara se associou ao IMPAR, assumindo a produção de diferentes projetos do instituto. Seu trabalho de pesquisa se conecta às pautas e princípios metodológicos do Arte para Todos, especialmente o de acessibilidade cultural. Neste sentido, sua atuação junto a mulheres em situação de cárcere soma forças e novas perspectivas para projetos futuros em conjunto. 

 

Conheça mais sobre a VAI! Coletivo no site www.vaicoletivo.com ou pelo link: linktr.ee/vaicoletivo - Instagram @vaicoletivo

Conheça o nosso Canal no Youtube e assista registros e documentários de alguns de nossos trabalhos e projetos

030.png
bottom of page