top of page
Oficinas de Acessibilidade Cultural 
acessibilidade cultural 13.jpg

Proposta de formação desenvolvida pela jornalista, artista de teatro e produtora cultural Iraci Seefeldt, diretora da I See Cultural, tem como propósito compartilhar experiências e provocar reflexões sobre acessibilidade cultural, arte DEF e cultura DEF. 

 

Destinada a estudantes e profissionais do setor cultural, as oficinas estão embasadas nos princípios metodológicos do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, e nas pesquisas e experiências artísticas desenvolvidas com integrantes do Instituto IMPAR.

 

Nas oficinas são apresentadas práticas e conceitos aplicados em projetos de formação cultural, pesquisa e experimentação artística, produção de espetáculos e eventos culturais, desenvolvidos dentro de uma perspectiva de “aprender a fazer com” pessoas com deficiência, neurodivergentes ou com transtorno mental participando do processo como artistas, alunos, consultores e integrantes da equipe técnica.

 

Na atividade Iraci também apresenta questões relacionadas às novas exigências dos editais de cultura e analisa com os participantes exemplos práticos que ajudam a entender o contexto das novas legislações e do processo de desenvolvimento da cultura do acesso.

 

As oficinas são realizadas de forma gratuita por meio de projetos culturais aprovados em editais de incentivo à cultura ou por contratação direta de artistas, produtores, coletivos e instituições culturais interessadas no tema. 

 

Em 2024 a I See Cultural realizou quatro “Oficinas de Acessibilidade Cultural” em Joinville, Itajaí e Florianópolis. O projeto foi contemplado no Edital LPG D+ SC, realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo; e contempla outras duas oficinas também em maio, em Itajaí e Florianópolis. 

 

E desde então a I See em parceria com o IMPAR vem realizando diversas outras atividades de formação em acessibilidade cultural em formato presencial e virtual, promovidas por coletivos culturais do estado, pelo projeto Pontão Catarina e pelo Comitê de Cultura de Santa Catarina.

Conheça o nosso Canal no Youtube e assista registros e documentários de alguns de nossos trabalhos e projetos

030.png
bottom of page