O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Linguagem Corporal promove pesquisas em percepção corporal e projetos de formação em cultura, envolvendo as diversas linguagens corporais e sua relação com o movimento.

Busca entender e praticar com maior propriedade as relações do corpo artístico com o corpo indivíduo e promove ações que objetivam desenvolver essas percepções, transformando-as em propostas efetivas de pesquisa e interpretação dos sentidos corporais. 

É coordenado pela professora e pesquisadora Cláudia Maiole.

PROJETOS DESENVOLVIDOS

Projeto de residência artística “Manifestação da Linguagem Corporal na Dança” realizado em 2015, em Paris/França, pela bailarina, pesquisadora e terapeuta corporal Cláudia Maiole.

A residência teve foco no método de consciência corporal Éveil du Corps, desenvolvido pela bailarina e pesquisadora, Maristela Lemos, que reside e trabalha na França há mais de 20 anos.

A pesquisa e o período de residência resultaram na produção de do livreto “O corpo que flui... e dança”, uma narrativa de toda essa trajetória, lançado em formato impresso e versão digital (disponível pelo link à esquerda desse texto).

*O projeto contou com apoio cultural do Mecenato do SIMDEC - Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (SC).

Manifestação da Linguagem Corporal na Dança

O corpo que flui... e dança

Ouvindo o Corpo Dançante

Oficinas de consciência corporal, ministradas pela pesquisadora e terapeuta corporal Cláudia Maiole, com base no método Éveil du Corps e nos resultados de sua pesquisa pessoal em dança associada à visão oriental do trabalho de consciência corporal.

Em 2016 forma realizados 14 edições da oficina: 

*Ação de contrapartida social do projeto de residência artística “Manifestação da Linguagem Corporal na Dança”, realizado com apoio cultural do SIMDEC, destinada a estudantes, profissionais e integrantes de dez diferentes instituições, grupos e escolas de dança de Joinville.

*Projeto realizado com o apoio cultural do Prêmio Elisabete Anderle e Governo do Estado de Santa Catarina, viabilizando a realização da oficina em quatro cidades catarinenses: Balneário Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul e Rio do Sul.

Despertar do Corpo

Oficinas de consciência corporal ministradas pela pesquisadora e professora:

Maristela Lemos - Brasil/França, destinada a estudantes, professores e profissionais de dança e de teatro.

Baseada na pedagogia do movimento, a didática corporal tem como finalidade a redescoberta dos movimentos naturais e espontâneos do corpo, além de um trabalho corporal lúdico e técnico para aprimorar os gestos e os movimentos, tornando o corpo mais sereno, disponível e descontraído.

O método “L'Éveil du Corps” aplica estes conceitos na prática, possibilitando que o indivíduo entre em contato com o próprio corpo e redescubra outra maneira de se movimentar, onde o esforço para não fazer força é a regra.

*Oficinas realizadas com o apoio cultural do SIMDEC, no Centro Cultural Deutsche Schule – Bom Jesus / Ielusc (2012) e no Grupo AZ Arte (2015).

Laboratório de Dramaturgia do Gesto

Oficina com a coreógrafa Suely Machado, diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte (MG), realizado em março de 2015, na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior.

A atividade teve carga horária de 12 horas e envolveu 20 participantes, proporcionando um trabalho de pesquisa e vivência artística inédita em Joinville, na qual bailarinos e atores trabalharam juntos num laboratório de dramaturgia, dividindo experiências e proporcionando trocas de saberes.

*O Laboratório teve apoio cultural do SIMDEC e do Instituto Festival de Dança de Joinville.

Ouvindo o Corpo Dançante

Despertar do Corpo

Dramaturgia do Gesto

GALERIA DE FOTOS

Claudia Maiole - coordenação. Celular e WhatsApp 47 99901-1386. Email: claudiamaiole@impar.art.br

Marisa Toledo- produção. Ceular e WhatsApp 47 9994-2984. Email: marisatoledo@impar.art.br

Contatos:
UNIDADES ARTÍSTICAS
APOIADORES

*Criado por Iraci Seefeldt (com Wix.com)