PROJETOS COLETIVOS

 

IN PARES

Realizado com apoio cultural do Mecenato do SIMDEC , o projeto envolveu a realização de um Laboratório de Dramaturgia conduzido pelos integrantes do Erro Grupo, em Joinville  (maio/2015), e um processo de pesquisa e montagem (maio a dezembro/2015) de um espetáculo de teatro de rua e intervenção urbana: “Breve curso prático de administração do tempo”, com direção de Pedro Bennaton, diretor e dramaturgo do Erro, e elenco formado por: Bia Alvarez, Iraci Seefeldt, Luciano Fusinato, Nathielle Wougles e Robson Benta.

Breve curso prático de administração do tempo - SINOPSE:

O espaço urbano é campo de ação e significado para esta obra de teatro de rua, performance e intervenção urbana, criada de forma colaborativa entre atores e direção, onde o “Tempo” é protagonista.

Neste universo dramatúrgico, realidade e ficção se misturam e as cenas se estabelecem a partir da conexão entre pessoas, reflexões e lugares. E no tempo de um encontro, de um semáforo, existe o acontecimento.

 

CIDADE, ARTE E PESSOAS

Aprovado pelo Mecenato do SIMDEC 2016, o projeto será realizado de abril a setembro deste ano e envolve três laboratórios de pesquisa cênica, embasadas na obra do artista joinvilense Juarez Machado e envolvendo no processo, além dos atores do Coletivo Impar de Teatro, também atores dos grupos Libração (surdos), Arte para Todos (deficientes intelectuais) e participantes da Oficina de Teatro do SOIS – Serviços Organizados de Inclusão Social (pessoas com transtorno mental).

Os laboratórios serão realizados no Instituto Internacional Juarez Machado e em ruas e espaços de circulação pública de Joinville e, ao final do processo, cada turma de alunos, acompanhados dos atores do Coletivo Impar de Teatro, vai realizar uma intervenção urbana, utilizando as técnicas e conceitos de performance e teatro de rua.

Os oficineiros e condutores dos laboratórios e das intervenções serão os atores integrantes do Coletivo Impar de Teatro, Robson Benta, Iraci Seefeldt e Nathielle Wougles e a atriz convidada Manoella Rego. A direção geral é de Robson Benta.

Criado a partir do sentido mais amplo da palavra “coletividade”, o Coletivo Impar de Teatro reúne um grupo de pessoas dispostas a experimentar as possibilidades do pensamento e do trabalho coletivo, sustentado em processos de investigação no campo das artes cênicas, dentro de um viés contemporâneo e atento às questões antropológicas, políticas e sociais que permeiam a vida humana.

O Coletivo Impar de Tetro foi criado em abril de 2014, a partir da transformação da então Cia. Joinvilense de Teatro e tendo como fundadores o ator e diretor Robson Benta e as atrizes Bia Alvarez, Iraci Seefeldt e Nathielle Wougles.

O grupo atua no campo da pesquisa e atuação dramatúrgica das artes de rua, direcionando seu trabalho para a formação, pesquisa e construção de espetáculos pautados no processo colaborativo de dramaturgia e na interação com espaços públicos urbanos. Como linha base de formação, o Coletivo optou por desenvolver seu trabalho tendo como referência o Erro Grupo, de Florianópolis, expoente grupo na cena catarinense e nacional do teatro de rua contemporâneo. Nesse processo, os integrantes do Coletivo Impar de Teatro participaram de uma Oficina de Dramaturgia com Erro Grupo, promovida pelo SESC Joinville em dezembro de 2014 e também de um Laboratório de Dramaturgia com o grupo, em maio de 2015, promovida pelo próprio IMPAR dentro do projeto (IN) Pares, patrocinado pelo Simdec 2014 e da pesquisa e montagem do espetáculo de teatro de rua e intervenção urbana “Breve curso prático de Administração do Tempo”, com direção de Pedro Bennaton, que estreou em dezembro de 2015.

 

Atualmente integram a base estrutural do Coletivo  a atriz, jornalista e produtora Iraci Seefeldt, a atriz e terapeuta ocupacional Nathielle Wougles e o ator, professor e diretor de teatro Robson Benta; que atuam em conjunto com outros profissionais associados, incorporados ao grupo em projetos específicos.

Breve curso prático de administração do tempo - 2015

Uma escada para João (da Cruz e Sousa) - 2012

Galeria de Imagens - Breve curso prático de administração do tempo

Iraci Seefeldt - produção e assessoria de imprensa.

Telefone e WhatsApp: 47 99119-2442. Email: iraciseefeldt@impar.art.br

Contatos:
UNIDADES ARTÍSTICAS
APOIADORES

*Criado por Iraci Seefeldt (com Wix.com)