5ª Mostra Arte para Todos

Realizada no dia 27 de outubro de 2016, no Teatro Juarez Machado, em Joinville (SC), reuniu em cena apresentações das turmas das oficinas de teatro, dança e música do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, promovidas pelo IMPAR em parceria com Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial – NAIPE, Associação para Integração Social de Crianças a Adultos Especiais – APISCAE e Universo Down, além da participação do Grupo de Teatro Arte para Todos e da Cia. Teatral Crepúsculo, de Belo Horizonte (MG).

Oficinas Arte para Todos

As oficinas de dança, música e teatro são realizadas no Centro Cultural Deutsche Schule (anexo ao Colégio Bom Jesus/Ielusc) ou na sede das instituições parceiras, com condução de professores especializados e acompanhamento de terapeutas ocupacionais ou fisioterapeutas. As aulas são direcionadas a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, transtornos leves ou limitações (aparentes ou não); que tenham ou não alguma deficiência física, auditiva ou visual associada. 

Olhares pela Cidade

Projeto de circulação do Grupo de Teatro Arte para Todos, realizado em 2015 e que envolveu quatro apresentações do espetáculo “Olhares” em diferentes regiões de Joinville/SC: em abril, na Escola Municipal Karin Barkemeyer, no Vila Nova; em maio na AMORABI - Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga; em junho na Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch, no Jardim Iririú, ao lado da Casa Brasil Norte; e em agosto no auditório do SESI, no Bucarein, durante a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência da Escola de Inclusão do SESI.

VÍDEOS

VÍDEOS

Vídeos

ARTE PARA TODOS

O Programa de Formação Cultural Arte para Todos foi criado no início de 2012 e tem como objetivo promover a formação cultural e a inclusão e inserção social de crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, transtornos leves ou limitações (aparentes ou não); que tenham ou não alguma deficiência física, auditiva ou visual associada.

No programa são desenvolvidas atividades de dança, música e teatro, articuladas entre si e também com outras áreas artísticas, como as artes visuais e a literatura; e também com áreas da educação e da saúde, como terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

Atividades que integram o programa
  • Grupo de Teatro Arte para Todos

  • Oficinas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro

  • Atividades para pais, tutores e familiares

  • Visitas a eventos, escolas e instituições culturais

  • Formação e capacitação em arte inclusiva

  • Produções em audiovisual

  • Mostra Arte para Todos

Equipe Arte para Todos

Coordenação Executiva: Iraci Seefeldt

Coordenação de Teatro: Robson Benta

Coordenação de Dança: Maria Fortuna

Coordenação Terapêutica: Nathielle Wougles

Professores:  Robson Benta e Nathielle Wougles (teatro), Maria Fortuna (dança), Fábio Fellipe (música), José Mauro Silva (artes visuais).

Grupo de Teatro Arte para Todos

O grupo, formado no início de 2013, realiza encontros semanais No Centro Cultural Deutsche Schule (Bom Jesus - Ielusc) e participa de atividades como aulas de preparação corporal e dança criativa, técnicas de voz, jogos teatrais, técnicas de interpretação e dramaturgia,  aulas de iniciação musical, laboratórios de pesquisa cênica, ensaios dos espetáculos que compõe o repertório do grupo e rodas de conversa com pais e familiares.

ESPETÁCULOS

OLHARES” - primeira trabalho do grupo, foi produzido em 2013, com apoio cultural do SIMDEC. No palco, os atores olham para o mundo, o mundo olha para eles e o grupo olha para si mesmo.  Vários “Olhares” vivenciados por pessoas que muitas vezes são invisíveis na nossa sociedade. O trabalho teve pré-estreia no Galpão de Teatro da AJOTE - Associação Joinvilense de Teatro e estreia em Brasília (DF), na abertura do 1º Congresso Internacional Sobre Saúde da Pessoa com Deficiência.

FAÇO ARTE. NASCI ARTISTA” - Esquete teatral produzida em 2014 e apresentada na 3ª Mostra Arte para Todos,  Semana de Terapia Ocupacional da ACE – Associação Catarinense de Ensino e na Feira do Príncipe, promovida pela Fundação Cultural de Joinville .

DOZE TRABALHOS” - Inspirada no mito dos 12 Trabalhos de Hércules, a peça trata dos desafios cotidianos enfrentados pelas pessoas com deficiência ou com algum tipo de limitação, dos conflitos da vida em família e em sociedade, do direito às escolhas, da prática da cidadania, da superação e da alegria de viver.

*Estreia agendada para 22 e 23 de junho de 2017, no Teatro Juarez Machado.

INTEGRANTES

Diretor e Professor de Teatro: Robson Benta

Dramaturgia e Produção Executiva: Iraci Seefeldt

Preparadora Corporal: Maria Fortuna

Terapeuta Ocupacional e Professora de Teatro: Nathielle Wougles

Elenco: Dainara Elis, Débora Poleza, Éverton Cardoso, Fabiane Tasca, Geovane Rodrigues e Júlia Prim.

Foto: Chico Maurente

GALERIA DE IMAGENS ARTE PARA TODOS

Iraci Seefeldt - coordenação executiva e assessoria de imprensa. 

  *Telefone e WhatsApp: 47 99119-2442. Email: iraciseefeldt@impar.art.br

Nathielle Wougles - secretaria e coordenação terapeutica.

  *Telefone e WhatsApp: 47 99221-8345. Email: nathiellewougles@impar.art.br

Contatos:

Apoiadores Arte para Todos

UNIDADES ARTÍSTICAS
APOIADORES

*Criado por Iraci Seefeldt (com Wix.com)